Pular para o conteúdo principal

COMO PLANEJEI MEU MÊS VIAJANDO PELA EUROPA



Quando eu decidi viajar nas minhas férias de verão (Agosto/2018) eu pensei sobre mil lugares. Primeiro Seul, na Coréia do Sul, depois um tour pela Índia, visitando alguns amigos, e pensei até em ir pra Austrália, que é meu grande sonho. Mas aí parei pra pensar e cheguei à conclusão que, se esse fosse meu último ano morando na Europa, eu deveria aproveitar e conhecer o máximo dela possível. 

Um dia conversando com uma amiga italiana, abrimos o mapa e ela me deu muitas dicas e foi então que bati o martelo e decidi fazer meu mochilão pelo velho continente. Olhando no mapa (sim, porque não peguei nenhum itinerário na internet, criei o meu olhando o que seria mais inteligente em termos de rota) eu decidi fazer o seguinte roteiro, nessa ordem: Roma, Florença, Veneza, Liubliana, Zagreb, Budapeste, Bratislava, Viena, Cracóvia, Praga, Berlim e Barcelona. E não se preocupem, terão posts e mais posts sobre essa viagem e esses lugares! 

Decidido o itinerário, em Março/2018, comecei a guardar dinheiro e pesquisar sobre acomodação, passeios e modos de transporte. E abaixo eu vou listar o que achei mais importante e as ferramentas que usei para isso.

1) TRANSPORTE
Eu utilizei quase todos os meios de transporte possíveis para essa viagem: avião, trem, ônibus e carro. 
Eu fiz dois trechos de avião: Nice-Roma e Berlim-Nice. Para isso eu utilizei um app chamado Skyscanner. Nesse app, que também tem site, você pode escanear as melhores e mais baratas opções de vôo, e normalmente ele te direciona direto para o site da promoção em questão. Porém, eu sempre prefiro verificar o preço e depois ir no site da companhia aérea e checar se o preço é menor ou igual ao do site sugerido pelo app. Se for menor ou igual, compro direto no site da operadora do vôo, que no caso desses dois trechos foi a EasyJet.
Dentro da Itália, como passei por três cidades, eu resolvi me locomover de trem. Não era a opção mais barata, mas eu queria ter essa experiência, já que os outros trechos seriam mais caros de trem. Eu viajei tanto de Roma para Florença, como de Florença para Veneza, com a Ítalo, a companhia de trens de alta velocidade da Itália. Mas atenção, eles não são a opção mais barata. Eu cometi um erro na hora da minha compra, quando optei pela Trenitália (outra companhia de trens italiana), e as datas saíram erradas. Tive que comprar as passagens novamente e, na época, a Ítalo estava em promoção e eu acabei pagando mais barato do que na Trenitália. 
Outro trecho que fiz de trem foi Viena-Cracóvia. Para essa viagem eu utilizei a companhia OBB de trens, porque esse trecho de ônibus era muito longo. Mesmo de trem foi longo, 8 horas. 
Barcelona foi uma cidade que eu fiz de carro. Eu voltei de Berlim para Grasse e fui com uma amiga até lá, porque é mais perto e mais barato que qualquer outro meio de transporte, quando você divide em mais de uma pessoa as despesas. Nós utilizamos o site Mappy, que calcula a rota, o valor do combustível e o valor dos pedágios que estão dentro do território francês.
Todos os outros trechos eu fiz de ônibus e utilizei a companhia Flixbus. Os ônibus são, em geral, muito bons. Às vezes você dá a má sorte de pegar um veículo um pouco mais velho, mas quase sempre são novos e são completos, com tomada e banheiro. Essa é a opção mais barata de se locomover na Europa, e se você tiver tempo hábil para se locomover, porque não é a mais rápida, obviamente, eu sugiro que utilize. 
Sobre transportes deixo aqui dois sites que eu utilizo para pesquisar e fazer o comparativo entre os meios de transporte entre dois trechos: Rome2Rio e GoEuro. Os dois estão disponíveis na versão de app para celular.

2) ACOMODAÇÃO
Na minha viagem esse foi sem dúvidas o meu maior gasto. Porém, para quem vem do Brasil o valor gasto com transporte pode sobressair o gasto com acomodação, por conta do avião até aqui. 
Todos os hostels que eu fiquei hospedada foram reservados pelo Booking. Desde que comecei a viajar, eu só reservo acomodação com eles e, por esse motivo, eu tenho descontos especiais. Deixo aqui, inclusive, essa dica. Se puder sempre reservar esse tipo de coisa através de uma só plataforma, é melhor. E normalmente as opções de preço são melhores ou iguais do que direto no site da acomodação. 
Mas não esqueça que existem outras opções para pesquisa, e isso depende do seu estilo. Airbnb e Couchsurfing são duas delas.

3) PASSEIOS E ATIVIDADES
Para as atividades nas cidades que eu iria passar eu pesquisei, literalmente, aleatoriamente. Colocava no google sobre a cidade e lia relatos de pessoas que passaram por lá. Não reservei praticamente nada com antecedência além da visita nas Minas de Sal e em Auschwitz, na Polônia. 
Cada cidade eu tinha um roteiro montado com as principais atrações e monumentos. Não visitei tudo, mas foi muito útil para não ficar perdida. 

Eu sei que isso tudo envolve dinheiro, óbvio. Mas se planejar, dá certo. Eu comecei pagando pelo transporte em um mês, Abril. No mês seguinte eu reservei as acomodações, Maio. No outro eu paguei pelas atrações que queria, Junho. 

Ah, mas e o dinheiro para efetivamente fazer a viagem? No início do planejamento eu estipulei um gasto máximo por dia de viagem. Vou exemplificar:
Seu planejamento começa em Março e você irá viajar em Agosto, 5 meses antes de partir. Você irá viajar 30 dias e estipulou um gasto de 45 euros por dia (incluindo comida, transporte e atrações), ou seja, você irá gastar 1350 euros. Ou seja, 1350 euros/5 meses, você precisará guardar 270 euros por mês.
Todos os meses eu separava uma parte do meu salário para essa viagem, e você pode fazer isso da maneira que seja mais convenitente, programando uma transferência fixa todo mês da sua conta pra sua poupança, investindo, ou outro modo que ache interessante. E é por isso que no início de tudo você precisa estabelecer o seu budget, como ensinamos aqui nesse post. 
A meta diária de gasto é importante para você manter um controle dos seus gastos enquanto estiver viajando. É possível viajar somente com o valor X, porém recomendo que tenha sempre uma opção B, como um cartão de crédito ou aquela "gordurinha" de dinheiro, caso haja um contra-tempo. 
Pra tudo isso dar certo, você precisa ser organizado com as suas finanças, e nesse caso eu utilizo o app Mobills para poder controlar o meu dinheiro. É fácil, é grátis e é MUITO efetivo. 

Bom, eu ainda contarei muito mais sobre essa viagem, hoje foi só como eu a planejei. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida sobre esse planejamento, pode deixar aqui nos comentários que eu te ajudo!!

Até a próxima,
Steph

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Somos Nós

Felipe, 24 anos, comissário de bordo , nascido em São Paulo. Meu objetivo aqui é passar um pouco da minha experiência em viagens.  Meu perfil é viajar com amigos (não mais de 4 pessoas) e em viagens de até 20 dias. Eu sigo a linha lowcost e com o tempo bem gerenciado.  O que me encanta nas “trips” é viver e compartilhar experiências e, pra mim, viajar é o melhor investimento possível! Embarque com a gente nesse céu repleto de dicas incríveis que vão facilitar sua vida em sua viagem dos sonhos ! Stephanie. Paulistana. 25 anos. Farmacêutica de formação e treinando para ser perfumista. Atualmente moro no sul da França e sou completamente apaixonada por viagens.  Eu curto mesmo viajar sozinha, e devemos concordar que às vezes não é muito fácil. São perrengues de A a Z. Hostel, hotel, dinheiro, idioma, e até o fato de ser mulher e estar sozinha, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo como resolver da melhor forma, para poder aproveitar melhor. Meu objetivo a

6 DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA MALA

Que tal 6 dicas incríveis para ajudar a arrumar sua mala? Selecionamos aqui 6 delas bem simples para ajudar você na hora de organizar sua mala de forma prática e que otimize seu tempo não só na hora de fazê-la, como também na hora de manuseá-la. Minha mala antes de seguir as dicas 1) FAÇA UM CHECKLIST Até mesmo as pessoas mais organizadas e metódicas podem, por algum motivo, esquecer de algo importante na hora de fazer a mala. Esta primeira dica vai te acompanhar por todas as viagens. E, por que não, na vida? O checklist é uma lista de tarefas a serem feitas, lugares a visitar ou itens que não devem ser esquecidos na hora de fazer a mala, por exemplo. Simplesmente listar o que você levará no seu próximo embarque, categorizando-os ou não, vai te poupar uma dor de cabeça futura. Eu costumo montar uma lista para cada bagagem (a de cabine e a despachada) num papel em branco, e com uma caneta eu vou riscando cada item conforme o coloco na mala, para me certificar de

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR COM UM MOCHILÃO

Ser um mochileiro envolve diversos aspectos que dizem muito sobre personalidade e visão de mundo no sentido de história e cultura. Alguns diriam até que, este é um objeto para ser academicamente estudado e documentado. Porém o intuito deste post não é a explanação desse estilo de vida, mas sim, identificar os pontos positivos e negativos de se carregar uma bagagem de grande porte sem rodinhas. É de suma importância também relembrar que a escolha da mala envolve vários fatores assim como o destino da sua trip, o motivo da viagem, quantidade de dias, seu budget (o orçamento para aquela viagem), e quantidade de deslocamento. Esta última inclui todos os meios de transporte como uber, ônibus, trem, avião e etc. Ao escrever este post me pego imaginando uma trip com as seguintes características: suponhamos que eu planejei uma viagem para conhecer grande parte da Itália passando por mais de seis cidades, utilizando como meio de locomoção transporte público, ônibus de viagem, trem e avi