Pular para o conteúdo principal

5 COISAS PARA FAZER ANTES DE VIAJAR



Que todos nós queremos fazer a mala e sair por aí já sabemos! Porém, algumas coisas precisam ser levadas em consideração e organizadas antes de pensarmos em fazer as malas e pegar um avião (ou trem, ou ônibus, ou canoa, aqui no Rota 388 não temos problemas com nenhum meio de transporte rsrs).
Por isso, hoje eu preparei 5 coisas essenciais que você precisa tomar cuidado e observar antes de partir.

1) PASSAPORTE E VACINAS

Se você pretende fazer uma viagem internacional, passaporte é um documento essencial. Se a sua viagem for nacional, é verdade que você não precisará dele. Porém, eu recomendo que você tenha um passaporte mesmo assim, porque afinal nunca sabemos o dia de amanhã.
Para fazer a solicitação do seu passaporte, você deve entrar nesse site e seguir os passos descritos. 

E além do passaporte, eu recomendo que você já tome a vacina da febre amarela e emita o CIVP - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. 
Alguns países exigem que você tenha tomado essa vacina com pelo menos 10 dias de antecedência à sua viagem. Então, a melhor coisa é já tomar. Afinal, acreditem, vacina nunca é demais!
Nesse link vocês encontram mais informações sobre o CIVP e nesse aqui vocês encontram a lista de países que requerem o certificado.
Bônus: uma super dica é grampear o seu certificado na última página do passaporte. Assim, você nunca vai esquecê-lo ou perdê-lo.

2) VERIFICAR (OU DETERMINAR) O SEU ORÇAMENTO

Mais importante que escolher um destino, é determinar o quanto você tem disponível para gastar. O seu orçamento é o que irá ditar para onde ir, como ir e quando ir.
É essencial que você coloque na ponta do lápis o quanto de dinheiro você pode guardar por mês, porque assim você terá a possibilidade de iniciar os preparativos para sua viagem com certa antecedência. Principalmente, porque algumas coisas sairão muito mais em conta quando compradas antes, como é o caso das passagens aéreas, e você poderá já reservar algum passeio ou atração que te interesse e que tem muita procura, como é o caso do Museu Anne Frank, em Amsterdã.

3) ESCOLHER SEU DESTINO

Agora que você já tem seu orçamento planejado e não irá se endividar até o fim da vida, chegou a hora de decidir o destino.
Não existe o melhor lugar para visitar, só existem lugares que você deseja e pode ir. Afinal, todo lugar no mundo merece ser visitado.
Escolha seu destino com base no que você gosta: natureza, calor, frio, paisagens urbanas.
Uma outra estratégia é fazer uma lista de coisas que você amaria conhecer no mundo e a partir daí traçar sua rota. Eu, por exemplo, sempre quis visitar o Coliseu de Roma. Então, quando planejei uma viagem pela Itália, incluí Roma principalmente por causa dele (acabei gostando muito mais de outras coisas por lá, mas isso é outro post ;D ).

4) REGRAS A SEREM CUMPRIDAS NO SEU DESTINO

Ser livre não significa poder fazer aquilo que você quiser, né? É muito importante que antes de viajar você verifique as regras, costumes e leis do seu destino.
Por exemplo, para vir para Europa não precisa de visto, mas para ir para os EUA precisa. E não prestar atenção nesses detalhes pode trazer dor de cabeça. Aqui na Europa também é obrigatório a adesão a um seguro viagem, a posse das passagens de volta e das reservas de hotel.

Os costumes do lugar também são muito importantes que você saiba, afinal não é porque você é turista que não deve ao menos tentar se adaptar ao lugar que escolheu viajar. Lembre-se, foi você quem escolheu estar lá. Um exemplo bem comum é o Egito. O país é de maioria muçulmana, e mesmo nas maiores cidades, como o Cairo, não é legal que uma mulher ande com as pernas a mostra ou de blusa sem mangas. Isso quer dizer que você precisa emergir na cultura local e andar de hijab ou burca? Não! (E uma nota sobre o assunto: não chegue em um lugar desses e saia colocando as vestimentas locais e um véu na cabeça. Não é muito respeitoso com a cultura deles.) Mas você precisa respeitar e saber que andar com o corpo muito a mostra atrairá olhares desconfortáveis e muitas atrações da cidade você não poderá visitar.

5) PESQUISAR OS PONTOS DE MAIOR INTERESSE NO DESTINO

Planejamento é tudo nessa vida, gente! E pesquisar os pontos de maior interesse no seu destino é fundamental para que você possa aproveitar ao máximo.
Algumas atrações podem ser sazonais ou ter uma quantidade limitada de ingressos por dia, por isso é importante que você liste as coisas que mais gostaria de ver onde escolheu. Outra coisa que pode acontecer é a atração que você mais quer ver estar em reforma, como é o caso do Big Ben em Londres, que está fechado até 2020.
É nessas pesquisas que normalmente você acaba achando algo que não sabia, mas que seria legal fazer. Eu, por exemplo, fui viajar para a Cracóvia, na Polônia, e as atrações principais já estavam agendadas. Porém, quando estava pesquisando outras coisas para fazer durante minha estadia, descobri que naquele final de semana aconteceria um festival de música muito legal na cidade. Acabou sendo uma das experiências mais legais da minha vida!
Por isso, lembre-se de fazer aquele roteirinho maneiro mesmo que você não o siga rigidamente, porque ter a informação nas mãos ajudará muito!

Bom, essas foram minhas cinco dicas do que fazer antes de viajar, com base na minha experiência. Espero que gostem e qualquer dúvida ou sugestão podem deixar aqui nos comentários!

Até a próxima,
Steh 

Comentários

  1. Tudo anotado! Muito obrigada pela ajuda ��

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu o 6 !
    Qq que seja seu destino (s) passe o roteiro para sua mãe, isso vai evitar que ela fique te chamando o tempo todo no whats pra saber onde vc está e se está tudo bem. Se a mama está em "paz" sua cria viaja em paz ! Neh não filha!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Somos Nós

Felipe, 24 anos, comissário de bordo , nascido em São Paulo. Meu objetivo aqui é passar um pouco da minha experiência em viagens.  Meu perfil é viajar com amigos (não mais de 4 pessoas) e em viagens de até 20 dias. Eu sigo a linha lowcost e com o tempo bem gerenciado.  O que me encanta nas “trips” é viver e compartilhar experiências e, pra mim, viajar é o melhor investimento possível! Embarque com a gente nesse céu repleto de dicas incríveis que vão facilitar sua vida em sua viagem dos sonhos ! Stephanie. Paulistana. 25 anos. Farmacêutica de formação e treinando para ser perfumista. Atualmente moro no sul da França e sou completamente apaixonada por viagens.  Eu curto mesmo viajar sozinha, e devemos concordar que às vezes não é muito fácil. São perrengues de A a Z. Hostel, hotel, dinheiro, idioma, e até o fato de ser mulher e estar sozinha, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo como resolver da melhor forma, para poder aproveitar melhor. Meu objetivo a

6 DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA MALA

Que tal 6 dicas incríveis para ajudar a arrumar sua mala? Selecionamos aqui 6 delas bem simples para ajudar você na hora de organizar sua mala de forma prática e que otimize seu tempo não só na hora de fazê-la, como também na hora de manuseá-la. Minha mala antes de seguir as dicas 1) FAÇA UM CHECKLIST Até mesmo as pessoas mais organizadas e metódicas podem, por algum motivo, esquecer de algo importante na hora de fazer a mala. Esta primeira dica vai te acompanhar por todas as viagens. E, por que não, na vida? O checklist é uma lista de tarefas a serem feitas, lugares a visitar ou itens que não devem ser esquecidos na hora de fazer a mala, por exemplo. Simplesmente listar o que você levará no seu próximo embarque, categorizando-os ou não, vai te poupar uma dor de cabeça futura. Eu costumo montar uma lista para cada bagagem (a de cabine e a despachada) num papel em branco, e com uma caneta eu vou riscando cada item conforme o coloco na mala, para me certificar de

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR COM UM MOCHILÃO

Ser um mochileiro envolve diversos aspectos que dizem muito sobre personalidade e visão de mundo no sentido de história e cultura. Alguns diriam até que, este é um objeto para ser academicamente estudado e documentado. Porém o intuito deste post não é a explanação desse estilo de vida, mas sim, identificar os pontos positivos e negativos de se carregar uma bagagem de grande porte sem rodinhas. É de suma importância também relembrar que a escolha da mala envolve vários fatores assim como o destino da sua trip, o motivo da viagem, quantidade de dias, seu budget (o orçamento para aquela viagem), e quantidade de deslocamento. Esta última inclui todos os meios de transporte como uber, ônibus, trem, avião e etc. Ao escrever este post me pego imaginando uma trip com as seguintes características: suponhamos que eu planejei uma viagem para conhecer grande parte da Itália passando por mais de seis cidades, utilizando como meio de locomoção transporte público, ônibus de viagem, trem e avi