Pular para o conteúdo principal

GUIA PRÁTICO PARA BAGAGEM DE MÃO - VÔOS NACIONAIS



Este, com certeza, é um dos posts mais aguardados pelos nossos leitores. Não é de hoje que muitas pessoas me perguntam o que pode ser levado na bagagem de mão e o que não pode. É bem complicado decorar cada item e as quantidades, bem como pesquisar nos documentos normativos da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das empresas aéreas. Essa postagem tem o intuito de ser um guia prático e te dar um norte na hora de preparar a bagagem. Claro que não colocaremos item por item aqui apenas os que geram mais dúvidas entre a galera. 


As dimensões permitidas à bordo das aeronaves em voos nacionais é de 40cm de comprimento, 25 de largura e 55 de altura (40x25x55). O peso máximo permitido é de 10kg. Você poderá estar portando outro volume pessoal pequeno (bolsa, sacola, pasta, notebook etc..) este deve preferencialmente ser acomodado no bolsão ou abaixo do assento à sua frente. Fique atento! Algumas empresas não permitem que nas saídas de emergência nada seja acomodado abaixo do assento à frente (siga as orientações dos comissários e colaboradores de aeroportos). Vale ressaltar que, caso fora do padrão, as bagagens de mão poderão ser despachadas, ou, até mesmo, se os compartimentos superiores estiverem lotados. Sem mais delongas vamos ao guia:

POSSO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO

- Baterias extras ou não conectadas aos dispositivos: essas baterias soltas só poderão ser transportadas abordo devido ao risco de curto-circuito. Limite de 2 baterias extras por passageiro (exemplo bateria extra para câmeras e power banks - carregadores portáteis). De acordo com a regra de cada companhia aérea há restrição quanto a potência da bateria(watt-hora), peso e voltagem; por isso, verifique a regra de cada cia (na Gol, por exemplo, baterias com mais de 100 Wh, 2g ou 12V são proibidas para o transporte).

- Cigarros eletrônicos e vaporizadores pessoais: que contém bateria devem ser protegidos individualmente para evitar ativação por acidente. Ambos não podem ser recarregados dentro da aeronave.

- Dispositivos eletrônicos portáteis: câmeras, celulares, calculadoras, notebooks e etc. Adendo para as “Smart bags” que, quando conectadas às baterias, deverão ser levadas abordo. A não ser que você desconecte a bateria e leve-a consigo, esta mala não poderá ser despachada. Na maioria das empresas aéreas são aceitos um total de 20 dispositivos mais 15 baterias extras por cliente.

- Plantas: Em viagens nacionais você precisa permanecer com a planta em mãos durante todo o voo, geralmente acomodada abaixo do assento à frente. Por esta razão, não é possível transportar plantas que exalam cheiro ou que estejam com muita água, terra ou similares.
Para informações sobre a documentação necessária entre em contato com a Secretaria de Agricultura do estado de seu destino.

- Higiene pessoal e medicamentos: em quantidade não superior a 2kg ou 2L, com recipientes de no máximo 500g ou 500ml. Aerossóis e atomizadores de uso médico ou de uso pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300ml ou 300g. 

- Bebidas alcoólicas: Só poderão ser levadas por pessoas com mais de 18 anos. Bebidas entre 24% e 70% de teor alcoólico por volume, apenas em embalagem original com rótulo, e sem violação do lacre. Os recipientes não poderão ultrapassar de 1L a unidade e não mais de 5L por passageiro (nenhuma bebida poderá exceder 70% de álcool).

- Instrumentos musicais: aceitos abordo desde que não excedam os limites de peso e tamanho limites. Caso ultrapasse um ou ambos, os valores deverão ser despachados em case rígido.

- Alimentos: Todos os produtos perecíveis precisam ser acondicionados em recipientes à prova de vazamento, abertura acidental ou mau cheiro. No caso de pescados (peixes, crustáceos e demais frutos do mar), estas embalagens ainda devem ser colocadas dentro de caixas de isopor e revestidas interna e externamente com saco plástico resistente. Papinhas para bebês, leite em pó, sanduíches, biscoitos também poderão embarcar e serem consumidos durante seu voo.

- Pet, cão guia e animal de suporte emocional: Claro que não consideramos nossos animais de estimação como bagagem! Este blog é Pet Friendly, por isso, também, acrescentamos esta informação. Na maioria das empresas do Brasil é permitido embarcar com um pet (cachorro ou gato principalmente) desde que, o peso do animal juntamente com seu kennel (casinha portátil) não ultrapasse 10kg, caibam abaixo do assento à frente e que a empresa seja notificada com antecedência (será cobrada uma taxa para transporte do pet). Já no caso de cão-guia e animal de suporte emocional, entre em contato com a cia para verificar as regras e recomendações necessárias.

- Itens gerais: são permitidos como bagagem de mão chapinha, secador de cabelo, esmalte, guarda-chuva, bengalas, raquete de tênis e muitos outros objetos.

PROIBIDO NA BAGAGEM DE MÃO

- Objetos pontiagudos ou cortantes: objeto multifuncional, com lâmina pontiaguda, dobrável ou retrátil, metálica ou não, com comprimento de lâmina superior a 6 cm, sem considerar o cabo ou outra área de empunhadura.

- Armas: qualquer arma de fogo; réplica ou imitação de arma; arma tipo "paintball" ou similar; peça de armas (excluindo lunetas); pistola ou espingarda de ar comprimido; pistola de sinalização; dispositivo capaz de gerar corrente elétrica (dispositivo de choque); bestas; soqueira de metal.

- Substâncias explosivas ou inflamáveis: cápsula explosiva; cartucho gerador de fumaça; detonador e fusíveis; espoleta; explosivo e réplica ou imitação de explosivo; sinalizador luminoso e pólvora; material pirotécnico e fogos de artifício.

- Substâncias químicas, tóxicas e radioativas: Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radiativos.

- Itens gerais: Não é permitido abordo de aeronaves, na maioria das empresas, hoverboards, segways e demais equipamentos do tipo "auto balanço"; Samsung Galaxy Note 7 (devido acontecimentos envolvendo a bateria usada no modelo); gás de pimenta.

Toda bagagem caracterizada como artigo perigoso deve ser despachada verificando as normas vigentes para cada tipo de material perigoso a ser transportado. 

Este post foi baseado no que prevê a ANAC, Gol, Latam, Avianca e Azul. Contudo, é importante ressaltar que as regras podem variar entre as companhias aéreas. Este texto tem caráter geral e não absoluto. Então, caso haja uma dúvida mais específica, consulte o link acima correspondente à empresa aérea responsável pelo seu voo. Lembramos, também, que as empresas não se responsabilizam pela bagagem de mão. Toda vez ao comprar uma passagem aérea, antes de você clicar em ‘’concordo’’, no contrato haverá as regras contendo itens permitidos e não autorizados para se levar a bordo.

Buscando as informações para escrever este post, o guia prático do que pode levar na mala de mão se tornou muito útil até pra nós aqui do blog. Na minha próxima trip vou dar uma espiada aqui para saber se estou dentro das normas !!

Comente aqui sua dúvida e acrescente algo que você acha relevante e não incluímos. 
Se você gostou e achou este texto útil compartilha aí nas suas redes sociais para que possamos difundir estas informações. 
Escreve aqui também qual assunto você quer que a gente aborde nos próximos textos e a sua opinião se seria útil um post parecido com este referente aos vôos internacionais.

Até o próximo post,
Felipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Somos Nós

Felipe, 24 anos, comissário de bordo , nascido em São Paulo. Meu objetivo aqui é passar um pouco da minha experiência em viagens.  Meu perfil é viajar com amigos (não mais de 4 pessoas) e em viagens de até 20 dias. Eu sigo a linha lowcost e com o tempo bem gerenciado.  O que me encanta nas “trips” é viver e compartilhar experiências e, pra mim, viajar é o melhor investimento possível! Embarque com a gente nesse céu repleto de dicas incríveis que vão facilitar sua vida em sua viagem dos sonhos ! Stephanie. Paulistana. 25 anos. Farmacêutica de formação e treinando para ser perfumista. Atualmente moro no sul da França e sou completamente apaixonada por viagens.  Eu curto mesmo viajar sozinha, e devemos concordar que às vezes não é muito fácil. São perrengues de A a Z. Hostel, hotel, dinheiro, idioma, e até o fato de ser mulher e estar sozinha, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo como resolver da melhor forma, para poder aproveitar melhor. Meu objetivo a

6 DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA MALA

Que tal 6 dicas incríveis para ajudar a arrumar sua mala? Selecionamos aqui 6 delas bem simples para ajudar você na hora de organizar sua mala de forma prática e que otimize seu tempo não só na hora de fazê-la, como também na hora de manuseá-la. Minha mala antes de seguir as dicas 1) FAÇA UM CHECKLIST Até mesmo as pessoas mais organizadas e metódicas podem, por algum motivo, esquecer de algo importante na hora de fazer a mala. Esta primeira dica vai te acompanhar por todas as viagens. E, por que não, na vida? O checklist é uma lista de tarefas a serem feitas, lugares a visitar ou itens que não devem ser esquecidos na hora de fazer a mala, por exemplo. Simplesmente listar o que você levará no seu próximo embarque, categorizando-os ou não, vai te poupar uma dor de cabeça futura. Eu costumo montar uma lista para cada bagagem (a de cabine e a despachada) num papel em branco, e com uma caneta eu vou riscando cada item conforme o coloco na mala, para me certificar de

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR COM UM MOCHILÃO

Ser um mochileiro envolve diversos aspectos que dizem muito sobre personalidade e visão de mundo no sentido de história e cultura. Alguns diriam até que, este é um objeto para ser academicamente estudado e documentado. Porém o intuito deste post não é a explanação desse estilo de vida, mas sim, identificar os pontos positivos e negativos de se carregar uma bagagem de grande porte sem rodinhas. É de suma importância também relembrar que a escolha da mala envolve vários fatores assim como o destino da sua trip, o motivo da viagem, quantidade de dias, seu budget (o orçamento para aquela viagem), e quantidade de deslocamento. Esta última inclui todos os meios de transporte como uber, ônibus, trem, avião e etc. Ao escrever este post me pego imaginando uma trip com as seguintes características: suponhamos que eu planejei uma viagem para conhecer grande parte da Itália passando por mais de seis cidades, utilizando como meio de locomoção transporte público, ônibus de viagem, trem e avi