Pular para o conteúdo principal

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR COM UM MOCHILÃO



Ser um mochileiro envolve diversos aspectos que dizem muito sobre personalidade e visão de mundo no sentido de história e cultura. Alguns diriam até que, este é um objeto para ser academicamente estudado e documentado. Porém o intuito deste post não é a explanação desse estilo de vida, mas sim, identificar os pontos positivos e negativos de se carregar uma bagagem de grande porte sem rodinhas.

É de suma importância também relembrar que a escolha da mala envolve vários fatores assim como o destino da sua trip, o motivo da viagem, quantidade de dias, seu budget (o orçamento para aquela viagem), e quantidade de deslocamento. Esta última inclui todos os meios de transporte como uber, ônibus, trem, avião e etc. Ao escrever este post me pego imaginando uma trip com as seguintes características: suponhamos que eu planejei uma viagem para conhecer grande parte da Itália passando por mais de seis cidades, utilizando como meio de locomoção transporte público, ônibus de viagem, trem e avião. Essa viagem está planejada para 12 dias. O motivo da trip é conhecer a cultura local, culinária típica e lugares extraordinários. Nessa conjuntura não me pego imaginado qual outro jeito melhor de escolher qual tipo de mala devo utilizar aquém de um mochilão! Segue aqui vantagens e, na sequência, desvantagens de um mochilão.

VANTAGENS

Fácil acomodação: é possível, dependendo é claro, do tamanho e peso da sua mochila, levá-la como bagagem de mão em aviões, trens e ônibus de viagem, evitando assim, ter que despachar e correr o risco de extravio e uma demora demasiadamente longa para reaver o volume. Também é possível deixá-las em armários em estações de trem, rodoviárias, aeroportos e lojas especificas de condicionamento de pertences (lockers).

Terreno: Ruas de uma cidade histórica feita de paralelepípedo repleta de pontes, escadas e irregularidades não é uma coisa atípica numa trip. Consegue se imaginar arrastando aquele trambolho com rodinhas por um lugar destes? Por isso independente da característica do terreno o mochilão consegue se safar ileso.

Fazer amizade: Parece engraçado ou até mesmo uma piada. Não sei se há registro de uma pesquisa com esse cunho, mas baseando-me em experiência própria e de amigos viajantes próximos é, por incrível que pareça, mais fácil fazer amizade viajando de mochilão. As pessoas têm curiosidade de saber como os mochileiros conseguem fazer trips com apenas uma mochilão quando elas levam 2 malas despachadas e uma mala de mão para ir aos mesmos lugares dentro do globo terrestre. Além disso, parece-me, que há sim um sentimento de empatia intrínseco na maioria dos mochileiros por outros aventureiros de viagens. Olhando um mochileiro já consigo imaginar uma pessoa que ama viajar, não pelas compras ou status, mas pela vontade de conhecer lugares e culturas. Eu fico curioso para saber as histórias e lugares que essa galera já viveu e nas mais alucinantes experiências elas podem compartilhar.

Economia: você não vai precisar despachar e com certeza não vai comprar aqueles suvenirs gigantescos que acabam quebrando na viagem de volta. Ou até mesmo exagerar nas compras.

Segurança: o mochilão é uma extensão do seu corpo então qualquer diferença por menor que seja você irá perceber. Outro dado que não sei existe estatística matemática e que um mochilão não e algo que os ladrões tenham como santo graal para roubo. 

DESVANTAGENS

Peso: essa é a principal desvantagem do mochilão. Ainda mais se você tiver algum problema de coluna, ou dores nos ombros e nas costas. É uma coisa que toda vez que você colocar vai sentir literalmente na pele o peso do que você decidiu levar e comprar durante a trip.

Espaço: eu espaço está limitado pelas dimensões da mochila (embora, no fim das contas, ela acomoda muito mais coisa do que você consegue imaginar). Então, provavelmente você deixou algum objeto ou peça de roupa para trás. Por isso tem que ser friamente calculado o conteúdo da sua mochila.

Artigos colecionáveis: Fica complicado também colecionar artigos pesados, de grande volume e frágeis, assim como miniaturas de monumentos feitas de gesso vidro e canecas. 

Pesando na balança, no sentido conotativo, as vantagens se sobressaem as desvantagens de um mochilão. Pelo menos essa é a visão do nosso blog.

No fim das contas o mochilão é a mala mais versátil e sinônimo de aventuras, histórias para contar e experiencias à viver.

O mais importante é não deixar de viajar!

Até o próximo, 
Felipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 COISAS PARA FAZER ANTES DE VIAJAR

Que todos nós queremos fazer a mala e sair por aí já sabemos! Porém, algumas coisas precisam ser levadas em consideração e organizadas antes de pensarmos em fazer as malas e pegar um avião (ou trem, ou ônibus, ou canoa, aqui no Rota 388 não temos problemas com nenhum meio de transporte rsrs). Por isso, hoje eu preparei 5 coisas essenciais que você precisa tomar cuidado e observar antes de partir. 1) PASSAPORTE E VACINAS Se você pretende fazer uma viagem internacional, passaporte é um documento essencial. Se a sua viagem for nacional, é verdade que você não precisará dele. Porém, eu recomendo que você tenha um passaporte mesmo assim, porque afinal nunca sabemos o dia de amanhã. Para fazer a solicitação do seu passaporte, você deve entrar nesse site e seguir os passos descritos.  E além do passaporte, eu recomendo que você já tome a vacina da febre amarela e emita o CIVP - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.  Alguns países exigem que v...

Quem Somos Nós

Felipe, 24 anos, comissário de bordo , nascido em São Paulo. Meu objetivo aqui é passar um pouco da minha experiência em viagens.  Meu perfil é viajar com amigos (não mais de 4 pessoas) e em viagens de até 20 dias. Eu sigo a linha lowcost e com o tempo bem gerenciado.  O que me encanta nas “trips” é viver e compartilhar experiências e, pra mim, viajar é o melhor investimento possível! Embarque com a gente nesse céu repleto de dicas incríveis que vão facilitar sua vida em sua viagem dos sonhos ! Stephanie. Paulistana. 25 anos. Farmacêutica de formação e treinando para ser perfumista. Atualmente moro no sul da França e sou completamente apaixonada por viagens.  Eu curto mesmo viajar sozinha, e devemos concordar que às vezes não é muito fácil. São perrengues de A a Z. Hostel, hotel, dinheiro, idioma, e até o fato de ser mulher e estar sozinha, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo como resolver da melhor forma, para poder aproveitar melhor. ...