Pular para o conteúdo principal

6 DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA MALA

Que tal 6 dicas incríveis para ajudar a arrumar sua mala?
Selecionamos aqui 6 delas bem simples para ajudar você na hora de organizar sua mala de forma prática e que otimize seu tempo não só na hora de fazê-la, como também na hora de manuseá-la.



Minha mala antes de seguir as dicas

1) FAÇA UM CHECKLIST

Até mesmo as pessoas mais organizadas e metódicas podem, por algum motivo, esquecer de algo importante na hora de fazer a mala. Esta primeira dica vai te acompanhar por todas as viagens. E, por que não, na vida?
O checklist é uma lista de tarefas a serem feitas, lugares a visitar ou itens que não devem ser esquecidos na hora de fazer a mala, por exemplo. Simplesmente listar o que você levará no seu próximo embarque, categorizando-os ou não, vai te poupar uma dor de cabeça futura. Eu costumo montar uma lista para cada bagagem (a de cabine e a despachada) num papel em branco, e com uma caneta eu vou riscando cada item conforme o coloco na mala, para me certificar de que nada ficou para trás.

2- USE SACOLAS TRANSPARENTES OU ZIPLOCKS

Quantas vezes você estava com pressa, seja lápor qual motivo, e precisou encontrar algum item ou peça de roupa e teve que desarrumar a mala para achar? Pois é, aconteceu diversas vezes comigo (e isso é um saco!). Por esse motivo essa dica é uma mão na roda, principalmente nas horas da pressa.
Além de ajudar a proteger o conteúdo da sua bagagem de ameaças externas (chuva, poeira, etc.) e internas (líquidos e cremes mal acondicionados), colocar as roupas dentro de sacolas plásticas transparentes pode te economizar muito tempo. 
Nas minhas trips sempre procuro separar as peças de roupa por categoria, dentro de uma mesma sacola plástica. Desta forma, na hora de procurar, por exemplo, uma roupa de praia ou piscina eu vou direto no saco que contém apenas essa categoria de roupa. Não vou precisar desarrumar tudo para pegar apenas um shorts.
Ziplocks são pequenas sacolas de plástico transparente e com zéper. Use e abuse deste adereço para guardar materiais líquidos e pastosos, assim como perfumes e protetor solar. Em alguns aeroportos é necessário tirar esses líquidos e acomodá-los fora da mala de mão em ziplocks, para procedimentos de segurança no raio-x, antes de acessar a sala de embarque. E, se você já tiver os seus acondicionados, o processo será muito mais rápido.

3- ELÁSTICOS

Sim, você leu elásticos! Um pacote com 30 elásticos não vai te custar nem 4 reais e é ótimo para organizar fios soltos como fones de ouvido e carregadores, para organizar o papel moeda, canetas, ingressos, etc.
Este item é o santo graal dos mochileiros! Sempre tenho ‘’engatilhado’’ nas minhas malas pelo menos uma meia dúzia deles. Há diversas utilidades para o elástico. Pode ser usado para compactar as roupas e reuní-las dentro da mala, fixar objetos como pincéis e demais itens de maquiagem. Enrole um deles na ponta do dedo e use para passar as páginas de um livro ou guia de viagem com facilidade e sem amassar as folhas, utilize para dar aderência ao abrir garrafas e recipientes como um vidro de esmalte.

4- TOUCA DE BANHO

Aparentemente é um item descartável que muitos hotéis dão de cortesia junto com o conjunto de higiene pessoal, ou que pode ser comprado por alguns centavos. 
Mas como você já está na dica 4 e está se tornando um viajante de primeira, use para acomodar sapatos e chinelos, evitando assim o contato direto com os artigos do interior da sua bagagem e sua própria mala. Além, é claro, de salvar na hora do banho para evitar que você molhe os cabelos (uma touca de banho é uma touca de banho, afinal rsrs).
Todos os meus calçados ficam dentro dessas toucas de banho. Aproveite também para acomodar dentro dos sapatos objetos de vidro que contém líquido ou materiais mais frágeis como lembrancinhas da sua tão sonhada viagem. 

5- ENROLAR AS ROUPAS

Uma coisa simples e fácil de fazer que você pode e deve combinar com as dicas 2 e 3 para melhorar ainda mais sua mala! Enrole suas roupas ao invés de dobrá-las a fim de otimizar espaço.
Há várias maneiras de enrolar suas roupas para ocupar melhor os espaços internos da mala. Não existe a mais correta, vai depender muito da maneira que você prefere. Por exemplo, é possível enrolar um conjunto de roupas juntas (uma calça, com uma camisa e uma cueca). Eu, particularmente, prefiro enrolar separadamente peça por peça para não ficar preso aquela combinação de look. Nem sempre essa é a melhor técnica, e por isso segue uma observação importantíssima: não enrolar vestimentas de maior volume como blusas e casacos. Isso vai criar um volume exacerbado e provavelmente vai ocupar mais espaço do que gostaríamos.

6- PASTA DE DOCUMENTOS

Indispensável para qualquer viagem!
Mesmo com a era da tecnologia, onde podemos lançar mão de todos os documentos de forma digital, o papel ainda é insubstituível em muitos casos. Separe seus documentos, reservas, ingressos e seguro viagem em uma pasta. Não confie 100% no seu smartphone, ele pode ficar sem bateria e em muitos lugares é necessário apresentar o documento impresso. Tenha sempre na sua pasta uma folha em branco e uma caneta, nunca se sabe quando você vai precisar, mas acredite, você irá precisar!


Minha mala seguindo essas 6 dicas


O Rota 388 espera que essas dicas, por mais simples que sejam, te ajudem muito na hora de organizar sua mala!
Comente aqui se você acha que faltou alguma dica, ou outras funcionalidades para esses 6 truques citados.

Nos vemos no próximo post!
Felipe

Comentários

  1. Viu Stephanie... por isso a mama enrola a roupa !!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Fê. Depois manda mais dicas. E vou aguardar dicas (direcionadas mais às mulheres) de como levar uma mala pequena, sem coisas desnecessárias. Bj Nanci

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Somos Nós

Felipe, 24 anos, comissário de bordo , nascido em São Paulo. Meu objetivo aqui é passar um pouco da minha experiência em viagens.  Meu perfil é viajar com amigos (não mais de 4 pessoas) e em viagens de até 20 dias. Eu sigo a linha lowcost e com o tempo bem gerenciado.  O que me encanta nas “trips” é viver e compartilhar experiências e, pra mim, viajar é o melhor investimento possível! Embarque com a gente nesse céu repleto de dicas incríveis que vão facilitar sua vida em sua viagem dos sonhos ! Stephanie. Paulistana. 25 anos. Farmacêutica de formação e treinando para ser perfumista. Atualmente moro no sul da França e sou completamente apaixonada por viagens.  Eu curto mesmo viajar sozinha, e devemos concordar que às vezes não é muito fácil. São perrengues de A a Z. Hostel, hotel, dinheiro, idioma, e até o fato de ser mulher e estar sozinha, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo como resolver da melhor forma, para poder aproveitar melhor. Meu objetivo a

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR COM UM MOCHILÃO

Ser um mochileiro envolve diversos aspectos que dizem muito sobre personalidade e visão de mundo no sentido de história e cultura. Alguns diriam até que, este é um objeto para ser academicamente estudado e documentado. Porém o intuito deste post não é a explanação desse estilo de vida, mas sim, identificar os pontos positivos e negativos de se carregar uma bagagem de grande porte sem rodinhas. É de suma importância também relembrar que a escolha da mala envolve vários fatores assim como o destino da sua trip, o motivo da viagem, quantidade de dias, seu budget (o orçamento para aquela viagem), e quantidade de deslocamento. Esta última inclui todos os meios de transporte como uber, ônibus, trem, avião e etc. Ao escrever este post me pego imaginando uma trip com as seguintes características: suponhamos que eu planejei uma viagem para conhecer grande parte da Itália passando por mais de seis cidades, utilizando como meio de locomoção transporte público, ônibus de viagem, trem e avi